OBJETIVOS: comparar o conhecimento de lactantes trabalhadoras sobre as leis que protegem o aleitamento materno antes e após intervenção educativa.
MÉTODOS: estudo quase experimental, realizado entre maio e agosto de 2024, em enfermarias de Alojamento Conjunto de um hospital universitário de Minas Gerais, com inclusão de 50 puérperas que exerciam atividade laboral remunerada e intencionavam amamentar. O conhecimento materno foi avaliado por questionário validado aplicado antes e após exibição de vídeo educativo sobre a legislação vigente. Para avaliar o efeito da intervenção educativa, foi aplicado o teste t-pareado, com significância de p≤0,05.
RESULTADOS: a média de acertos aumentou de 5,02±2,31 no pré-teste para 7,72±0,83 no pós-teste (p<0,001), com índices de acerto superiores a 92% após a intervenção.
CONCLUSÃO: a intervenção educativa, por meio de vídeo sobre as leis que protegem a amamentação foi considerada válida para o grupo estudado, por se tratar de estratégia significativa para o aumento do conhecimento entre as lactantes trabalhadoras, configurando estratégia simples e aplicável em diferentes contextos assistenciais.
Palavras-chave: Aleitamento materno, Mulheres trabalhadoras, Direito ao trabalho, Licença parental, Filme e vídeo educativo, Saúde da criança