OBJETIVOS: mapear as evidências científicas sobre o uso do ecocardiograma com Strain pela técnica Speckle Tracking em gestantes com pré-eclâmpsia, comparando-as com gestantes normotensas.
MÉTODOS: trata-se de uma revisão de escopo conduzida de acordo com as diretrizes PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews) e seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs. O protocolo foi registrado na Open Science Framework. Foram pesquisadas as bases PubMed, Embase, Web of Science, BVS e Cochrane Database of Systematic Reviews, além de literatura cinzenta no Google Acadêmico. Dois revisores independentes selecionaram artigos com base em critérios de inclusão, resultando em 12 estudos incluídos.
RESULTADOS: os estudos analisados totalizaram 951 gestantes (473 com PE e 478 controles). A maioria relatou valores de Global Longitudinal Strain menos negativos em gestantes com pré-eclâmpsia (média de -17%) em comparação às normotensas (média de -20%), sugerindo disfunção cardíaca subclínica associada à PE.
CONCLUSÃO: os achados indicam que o Speckle Tracking pode detectar precocemente alterações miocárdicas em gestantes com pré-eclâmpsia, antes mesmo de uma redução na fração de ejeção. Esses resultados reforçam a importância de pesquisas adicionais que avaliem a inclusão sistemática do Speckle Tracking no acompanhamento pré-natal de alto risco, visando à promoção da saúde cardiovascular materna.
Palavras-chave: Pré-eclâmpsia, Global longitudinal strain, Ecocardiografia