OBJETIVOS: estimar a correlação entre peso ao nascer, amamentação e índice de massa corporalem crianças de seis anos de Palhoça/SC, Brasil.
MÉTODOS: estudo transversal envolvendo 502 crianças. Os dados foram coletados por entrevistas com mães nos domicílios e avaliação antropométrica nas escolas. O índice de massa corporalatual da criançafoi a variável dependente. As variáveis independentes foram peso ao nascer, tempo de amamentação, tempo de amamentação exclusiva. As correlações entre as variáveis foram estimadas pelo coeficiente de correlação de Pearson e respectivos coeficientes de determinação. Foi realizada análise de regressão linear multivariada para observação da independência entre as variáveis.
RESULTADOS: o peso ao nascer e o índice de massa corporal aos seis anos mostraram correlação positiva estatisticamente significativa (r= 0,115; p= 0,008). O tempo de amamentação não se mostrou correlacionado (r= -0,018; p= 0,683). Já o tempo de amamentação exclusiva mostrou correlação negativa estatisticamente significativa (r= -0,103; p= 0,018). Entretanto, a análise de regressão linear multivarida mostrou correlação positiva independente e significativa somente entre o peso ao nascer e o índice de massa corporal aos seis anos de idade (r= 0,142; p= 0,003).
CONCLUSÃO: o maior peso ao nascer correlacionou-se positivamente de forma significativa e independente com o aumento do índice de massa corporal aos seis anos de idade.
Palavras-chave: Peso ao nascer, Amamentação, Obesidade pediátrica, Índice de massa corporal