OBJETIVOS: construir e validar vídeos educativos como parte do Programa LISA Down- Letramento e Inovação em Saúde para Adolescentes com Síndrome de Down.
MÉTODOS: trata-se de estudo metodológico de construção e validação de vídeos educativos fundamentados no letramento em saúde arquitetados para adolescentes com síndrome de Down, atendidos por uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no Nordeste brasileiro. As etapas da construção e validação dos vídeos foram: pré-produção, produção e pós-produção. Os storyboards foram elaborados de acordo com os fundamentos do letramento em saúde e validados por sete juízes especialistas. Na sequência os storyboards foram transformados em vídeos (produção) e estes foram avaliados por 13 adolescentes com Síndrome de Down (pós-produção).
RESULTADOS: os storyboards totalizaram 248 cenas, variando de 39 a 67 cenas cada um, foram aprovados pelos juízes com percentuais de concordância que variaram de 94% a 100%. Os vídeos gravados foram aprovados pelos adolescentes com síndrome de Down, com percentuais de concordância que variaram de 79,17% a 83,33%.
CONCLUSÃO: os vídeos educativos foram validados e bem avaliados e, portanto, podem ser utilizados entre adolescentes em espaços sociais nos quais o foco da atenção sejam os adolescentes com síndrome de Down.
Palavras-chave: Síndrome de Down, Adolescente, Vídeo educativo