OBJETIVOS: avaliar a confiabilidade das informações disponíveis em sites populares, ou seja, sites voltados para gestantes leigas, sobre indicações absolutas e relativas de cesarianas.
MÉTODOS: estudo descritivo/comparativo, baseado nos sites populares mais prováveis de serem visitados por gestantes leigas e que traziam informações sobre as indicações de cesarianas absolutas e relativas. Para analisar o grau de confiabilidade das indicações de cesarianas apresentadas pelos sites e a evidência cientifica, foi realizado o índice de concordância de Kappa de Cohen.
RESULTADOS: houve maior prevalência (62,63%) de informações de indicações de cesarianas que não mencionavam se a indicação apresentada era absoluta ou relativa, sendo que destas, 40,74% não eram indicações de cesarianas. Observou-se, concordância baixa entre os sites e a evidência cientifica quando o site mencionava que a indicação de cesariana era absoluta ou relativa.
CONCLUSÃO: este estudo demonstrou que a confiabilidade das informações acerca das indicações absolutas e relativas de cesarianas disponíveis em sites populares é questionável
Palavras-chave: Cesárea, Gestante, Internet, Informação em saúde, Saúde da mulher