OBJETIVOS: comparar avaliação da mamada em binômios cujas mães receberam ou não orientações educativas pré-natais.
MÉTODO: estudo original de casos realizado a partir da aplicação do formulário de avaliação da mamada junto aos binômios no alojamento conjunto (AC), composto por 20 perguntas sim ou não e coleta de variáveis independentes bi categorizadas entre agosto/2017 e outubro/2018. Atividades educacionais pré-natais com listagem nominal dos presentes e assim criação da variável: Aula pré-natal sim/não. Análises multivariadas por Regressão logística, com intervalo de confiança de 95%.
RESULTADOS: 180 binômios foram incluídos, dos quais 13 (7%) foram expostos às atividades pré-natais e 167 (93%) não expostos. No grupo de expostos, houve predomínio de mulheres casadas e multíparas (p<0,05), além de menor nível de escolaridade e maior taxa de patologias maternas e RN com baixo peso (p<0,05). Em relação a avaliação da mamada, das 20 questões observadas, o grupo exposto foi superior em 12 delas. Entre as 4 questões sobre a pega do RN, o grupo exposto foi superior em 3 (boca do bebê bem aberta, lábio evertido e queixo encosta a mama), sendo que o grupo não exposto foi superior no quesito visualização da aréola acima do lábio superior com p<0,05. A limitação encontrada no estudo foi atribuída a heterogeneidade quantitativa e qualitativa entre grupos.
CONCLUSÃO: educação pré-natal para o aleitamento não alterou significativamente o desempenho dos binômios na técnica de amamentação nesse estudo.
Palavras-chave: Educação pré-natal, Aleitamento materno, Alojamento conjunto, Análise de regressão