OBJETIVOS: investigar associação entre padrão alimentar (PA), atividade física (AF) e fenótipos corporais (FC) em adolescentes.
MÉTODOS: estudo transversal de base escolar com 1.022 adolescentes de dez a 19 anos. Padrão alimentar e fenótipo corporal foram definidos por meio da análise de componentes principais. O fenótipo corporal foi definido usando antropometria, composição corporal, bioquímica e maturação sexual, e padrão alimentar a partir de 19 grupos de alimentos de um questionário de frequência alimentar. A associação entre padrão alimentar e fenótipo corporal foi avaliada por modelo de regressão linear.
RESULTADOS: foram identificados cinco fenótipos corporais (FC1
adiposidade, FC2puberdade, FC3
bioquímico, FC4
muscular, FC5
lipídios_bioquímico) e cinco padrões alimentares (PA1
alimentos_ultraprocessados, PA2
alimentos_frescos, PA3
pão_ arroz_feijão, PA4
preparações_culinárias, PA5
bolos_arroz_feijão). Há maiores escores de FC
_adiposidade para adolescentes com obesidade, mas o gasto energético foi semelhante para adolescentes com e sem diagnóstico de obesidade. Atividade física associou-se positivamente com IMC, FC
_adiposidade e FC
_puberdade. Observamos associação negativa entre PA
_ultraprocessados e IMC, e positiva entre PA
_alimentos_frescos. PA
_alimentos_frescos associou-se positivamente com FC
_adiposidade; PA
_ultraprocessados e PA
_preparações_culinárias se associaram negativamente a este fenótipo. FC
_bioquímico associou-se negativamente com PA
_alimentos_frescos.
CONCLUSÃO: identificamos associação negativa entre padrão alimentar composto principalmente por alimentos ultraprocessados e alimentos in natura e FC
_adiposidade. Essas associações devem ser exploradas com o mesmo público em estudos futuros, principalmente em adolescentes, pois tanto o padrão alimentar quanto o fenótipo foram definidos por meio de análise multivariada.
Palavras-chave: Fenótipo corporal, Padrão alimentar, Adolescente, Obesidade