RESUMO
OBJETIVOS: este estudo teve como objetivo investigar o efeito da educação e da auriculoterapia no estresse, ansiedade e depressão e nas respostas de enfrentamento em mães com bebês prematuros.
MÉTODOS: este é um estudo de ensaio clínico randomizado no Bahar Hospital realizado com 90 mães de bebês prematuros internados em unidade de terapia intensiva neonatal. Os elegíveis para internação foram incluídos no estudo e distribuídos em três grupos antes da intervenção: (30 nos grupos controle, treinamento e auriculoterapia, respectivamente). O estresse médio, ansiedade, depressão e respostas de enfrentamento em mães foram medidas no início do estudo e antes da alta neonatal.
RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significativa nos escores de ansiedade, estresse e depressão entre os três grupos antes da intervenção. No entanto, após a intervenção, houve uma diferença estatística significativa entre esses três grupos, que foi entre a pontuação média de ansiedade, estresse e depressão. Em termos de respostas de enfrentamento, a pontuação média emocional e orientada para o problema em todos os três grupos antes e depois da intervenção é estatisticamente significativa.
CONCLUSÕES: a educação das mães e a terapia de pressão com auriculoterapia são métodos simples e práticos na redução da ansiedade, estresse, depressão e aumento das respostas de enfrentamento; conseqüentemente, podem ser utilizados em terapia intensiva neonatal.
Palavras-chave:
Educação, Auriculoterapia, Ansiedade, Estresse, Depressão.
ABSTRACT
OBJECTIVES: this study aimed to investigate the effect of education and auriculotherapy on stress, anxiety, and depression, and coping responses in mothers with premature infants.
METHODS: this is a randomized clinical trial study at Bahar Hospital carried out with 90 mothers with premature infants admitted to the neonatal intensive care unit. Those eligible for hospitalization were included in the study and distributed into three groups before intervention: (30 ones in the control, training, and auriculotherapy groups, respectively). The mean stress, anxiety, depression, and coping responses in mothers were measured both at the beginning of the study and before neonatal discharge.
RESULTS: there was no statistically significant difference in terms of anxiety, stress, and depression scores between the three groups before the intervention. However, after the intervention, there was a significant statistical difference between these three groups, which was among the mean scores of anxiety, stress, and depression. In terms of coping responses, the mean emotional and problem-oriented score in all three groups before and after the intervention is statistically significant.
CONCLUSIONS: educating mothers and auriculotherapy pressure therapy are simple and practical methods in reducing anxiety, stress, depression, and increase coping responses; consequently, they can be used in neonatal intensive care.
Keywords:
Education, Auriculotherapy, Anxiety, Stress, Depression
IntroduçãoUm dos melhores presentes divinos é o nascimento de um bebê saudável, ao passo que ter um bebê prematuro cria uma grave crise psicológica para os pais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebês que nascem antes das 37 semanas são chamados de prematuros.
1 Em todo o mundo, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuramente todos os anos. O nascimento prematuro é a causa mais importante do aumento de complicações e da mortalidade infantil.
2 O Irã é um dos países onde a taxa de nascimentos prematuros é elevada. No Irã, nascem diariamente 5.000 bebês, cerca de 12% dos quais são prematuros e com baixo peso, e cerca de 9% dos bebês necessitam de cuidados intensivos neonatais após o nascimento.
3 A unidade de terapia intensiva neonatal é um espaço estressante tanto para mães quanto para pais.
4 Quanto maior o período e a duração dos cuidados neonatais na unidade de terapia intensiva neonatal, maiores a ansiedade, o estresse e também os impactos na saúde mental das mães.
5 Foi demonstrado num estudo que as mães com bebês prematuros experimentam níveis mais elevados de stress e tensão do que as mães com bebês a termo.
6 Geralmente, as mães enfrentam estratégias de enfrentamento quando se deparam com essas situações estressantes. A este respeito, existem duas estratégias gerais de enfrentamento que uma pessoa utiliza ao enfrentar problemas, incluindo a estratégia de enfrentamento orientada para o problema e a estratégia de enfrentamento orientada para a emoção. Ao lidar com a pessoa orientada para o problema, ela se concentra na questão estressante. Ela tenta tomar medidas construtivas para mudar a situação ou eliminá-la. Do mesmo modo, no confronto orientado para a emoção, ela tenta controlar as consequências emocionais do evento estressante para manter o equilíbrio da excitação.
7Um dos fatores que acalmam as mães cujos bebês foram hospitalizados e reduzem sua ansiedade e estresse é o envolvimento da mãe nos cuidados com o bebê. Uma investigação realizada no Irã, em 2018, demonstrou que apoiar a família e dar informação e educação aos pais faz com que estes se sintam no controle e capacitados nas suas situações e participem mais nos cuidados com o bebê.
1 A comunicação adequada entre a mãe e o bebê prematuro também tem um efeito positivo na redução e melhora das complicações prematuras. Além do apoio educacional, métodos complementares de alívio da ansiedade têm sido considerado nos últimos anos.
8 Nesse sentido, a técnica de acupressão pode ser utilizada como método não invasivo e não farmacológico. A auriculoterapia é um método de medicina complementar que significa estimular o ouvido externo e, na medicina tradicional chinesa, é um ramo da acupuntura. Essa técnica é feita de diferentes maneiras, incluindo estimulação elétrica, uso de agulhas ou etiquetas granulares e pressão no ouvido. Nesse sentido, a técnica de acupressão pode ser utilizada como método não invasivo e não farmacológico. A auriculoterapia é um dos métodos da medicina complementar que melhora a circulação sanguínea de todo o corpo, relaxa profundamente, estimula o cérebro, melhora o sistema imunológico, etc. entre seus benefícios.
9A auriculoterapia pode ser útil para equilibrar os níveis de hormônios e neurotransmissores no corpo e no cérebro. A pressão em áreas específicas leva à recuperação e ao retorno de energia ao corpo e melhora o estado geral do corpo. Melhorar a circulação de todo o corpo, relaxar profundamente, estimular o cérebro, melhorar o sistema imunológico como medida preventiva contra doenças são outros benefícios da auriculoterapia.
10 Os resultados de um estudo realizado em Taiwan, em 2016, mostraram que a técnica de auriculoterapia foi eficaz na redução da ansiedade materna após a cesariana.
11 Dado que as mães desempenham um papel essencial na educação dos filhos, a investigação sugere que a saúde mental materna é muito eficaz no desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê. Como resultado, a saúde mental materna prejudicada pode levar indiretamente a problemas de desenvolvimento e de comportamento nos bebês. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da educação e da auriculoterapia sobre o estresse, a ansiedade e a depressão e as respostas de enfrentamento em mães de bebês prematuros.
MétodosEste estudo clínico duplo-cego de três grupos foi conduzido no Hospital Bahar com uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) de nível terciário no nordeste do Irã durante oito meses em 2019, de dezembro de 2018 a julho de 2019.
Após os procedimentos legais e a obtenção de uma licença da Universidade de Ciências Médicas de Shahroud e a obtenção de uma carta de apresentação para a cooperação do Hospital Bahar e a coordenação necessária com a unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital Bahar em Shahroud , o processo de amostragem começou usando os resultados do estudo de Valiani
et al.12 e utilizando a fórmula de comparação de duas médias para avaliar o escore de ansiedade com poder de teste de 80% e intervalo de confiança de 95% e considerando a possível perda de amostras neste estudo, foram examinadas 90 pessoas.
Os participantes foram mães de primogênitos selecionadas por meio de amostragem por conveniência. Eles foram inseridos aleatoriamente em três grupos iguais (ou seja, 30 nos grupos controle, treinamento e auriculoterapia, respectivamente). O método de amostragem do estudo foi a amostragem por conveniência. Os indivíduos então entraram no estudo usando sequências de alocação aleatória pré-determinadas no site na forma de 6 blocos, sob a supervisão de um profissional estatístico.
Os critérios de inclusão incluem: idade da mãe entre 18 e 45 anos com bebê prematuro de 28 semanas a 36 semanas /6 dias
, satisfação em participar do estudo, índices de Apgar do bebê acima de seis no quinto minuto, não apresentar nenhuma anomalia congênita importante, não ter sofrido hemorragia intraventricular grau III ou IV ou leucomalácia periventricular subsequente, não ter sido submetido a cirurgia e não ter recebido medicamentos paralíticos, analgésicos ou sedativos em 48 horas. Ausência de histórico de depressão e doenças psiquiátricas confirmadas na mãe. Os critérios de exclusão incluem: instabilidade médica, necessidade de oxigênio ou suporte respiratório ou mãe com histórico de abuso de drogas durante a gravidez.
Os instrumentos de coleta de dados incluíram dados demográficos e o questionário de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS-21) e a escala de estratégias de enfrentamento de Billings e Mouse (CRI –Índice de Renderização de Cores). O questionário de informações demográficas continha 30 itens elaborados pelos pesquisadores e desenvolvido após revisão dos últimos livros e artigos internacionais sobre o tema de estudo, cuja validade também foi determinada pela validade de conteúdo. Assim, depois de preparado, foi submetido a 7 docentes e professores da
Shahroud University of Medical Sciences para validação.
Os itens da DASS-21 são pontuados com base em uma escala
Likert de 4 pontos, de 0 (não se aplica a mim) a 3 (usado muito ou na maior parte do tempo). Pontuações mais altas indicam sintomatologia mais frequente. Sete itens compõem cada uma das três escalas, incluindo depressão, ansiedade e estresse. A escala de depressão inclui sete frases (1-5-10-13-16-17-21). A escala de ansiedade é composta por sete frases (2-4-7-9-15-19-20) e a escala de estresse é composta por sete frases (3-6-8-11-12-14-18). Como este questionário é uma forma abreviada de 42 questões, as pontuações de cada uma das subescalas devem ser duplicadas. Em um estudo conduzido por Sahebi
et al.
13 (Irã, 2005) , a consistência interna da DASS-21 foi calculada usando o coeficiente alfa de Cronbach obtido em 0,77, 0,79 e 0,7 para as escalas de depressão, ansiedade e estresse, respectivamente. A validade deste formulário foi confirmada de acordo com um estudo narrativo estrutural conduzido por Sahebi
et al.
13 no Irã em 2005. A confiabilidade do questionário DASS-21 neste estudo foi determinada usando o coeficiente alfa de Cronbach de 0,81 para todo o questionário.
A escala CRI foi desenvolvida em 1984 para encontrar uma maneira fácil e válida de avaliar as respostas de enfrentamento, composta por 32 questões. O coeficiente de confiabilidade deste questionário foi obtido pelo reteste de 0,79 e subescala alfa de Cronbach da escala de resolução de problemas de 0,90; avaliação cognitiva 0,68; enfrentamento baseado na emoção 0,65; apoio social 0,90 e enfrentamento baseado no corpo 0,90. Este questionário tem a forma de uma escala
Likert de 4 pontos (nunca, às vezes, muitas vezes, sempre), para cada questão a resposta fica entre zero e 3, respectivamente. Este questionário possui 4 subescalas incluindo resolução de problemas (questões 1-7-32), avaliação cognitiva (questões 3-5-6-8-29), baseada na excitação (questões 10-12-13-14-17-18-19 -21-28-30), social (questões 2-4-9-11-16-21) e físico (questões 15-22-23-24-25-26-27-31). A pontuação final deste questionário é obtida como um confronto orientado para o problema e a emoção. A soma das pontuações das duas subescalas de resolução de problemas e avaliação cognitiva fornece a pontuação da contraparte de resolução de problemas, e a soma das pontuações das três subescalas de base emocional, apoio social e fiscalização fornece a pontuação da avaliação para a contramedida orientada pela emoção. Assim, a pontuação mais alta na resolução de problemas é 24 e a mais baixa é zero, e na orientação emocional a mais alta é 72 e a mais baixa é zero.
14Os questionários para todos os três grupos foram preenchidos primeiro após a hospitalização e antes do início da intervenção e, em segundo lugar, 5 dias após a intervenção.
No grupo de educação da mãe, após a internação do bebê e após a estabilização do bebê e da mãe com autorização do médico, informações sobre a causa da internação do bebê, formas de lidar com a infecção, mudar a posição do bebê prematuro, amamentar com o peito ou sonda gástrica, manter a temperatura do bebê, dar banho e trocar fraldas, desinfetar as mãos, etc. foram ensinados às mães. Todo o conhecimento fornecido estava na forma de um panfleto. A auriculoterapia foi realizada nas mães após estabilização do estado da mãe e do bebê e os pontos utilizados nas orelhas esquerda e direita eram simétricos e incluíam os "pontos de Shenman, relaxamento muscular, tensão e ansiedade". Usando uma caneta apontadora, o pesquisador inicialmente girou a pressão sobre esses pontos da orelha direita por 60 segundos em cada local (um total de 4 voltas durante 4 minutos). Então ele fez o mesmo na orelha oposta. Esta intervenção foi realizada 12 vezes (duas vezes ao dia). O grupo controle recebeu apenas cuidados de rotina da unidade de terapia intensiva neonatal.
Os dados dos três grupos em dois períodos de tempo, a primeira vez antes das intervenções e a segunda vez após o final das sessões, foram comparados e avaliados utilizando o questionário relevante. Após a coleta de dados, todos os dados foram feitos no
Statistical Packages for Social Science (SPSS) versão 24.0 (IBM, Armonk, NY, EUA). O teste de Kolmogorov-Smirnov foi usado para normalidade. Os valores são expressos como Média±DP ou porcentagem. O teste qui-quadrado foi utilizado para descrever a abundância dos dados e o teste t-pair foi utilizado para comparar os dados. Para analisar a hipótese, os escores médios são diferentes nos grupos; foi utilizada uma análise de variância bidirecional com medidas repetidas. Valor de
p inferior a 0,05 foi considerado significativo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Shahroud de Ciências Médicas Shahroud, Irã (código: IR.SHMU.REC.1397.122) em 2018 e foi registrado no
Iranian Randomized of Clinical Trials em 2018 (código: IRCT20180108038265N2).
ResultadosNeste estudo, 90 gestantes que atenderam aos critérios de inclusão foram distribuídas em três grupos e avaliadas após as intervenções (Figura 1).
Neste estudo, 58(65%) mães possuíam diploma ou bacharelado, 52(58%) eram residentes na cidade e 61(68%) eram donas de casa. 21(24%) mães mencionaram história de aborto espontâneo e 16(18%) mães também mencionaram história de parto prematuro. Outras informações demográficas das mães podem ser visualizadas separadamente nos três grupos nas Tabelas 1 e 2. De acordo com os resultados dos testes estatísticos, não há diferenças estatísticas significativas entre as características demográficas dos três grupos, e os grupos estudados são estatisticamente homogêneos (Tabelas 1 e 2).
O teste ANOVA mostrou diferença estatisticamente significativa entre o escore médio de ansiedade (
p =0,002), o escore médio de depressão (
p <0,001), o escore médio de estresse (
p <0,001), o escore médio de orientação emocional (
p<0,001), após a intervenção nos três grupos, que foi baseada no teste de Tukey entre o grupo controle e o escolarizado (
p=0,001) (Tabela 3).
O teste T mostrou que o escore médio de ansiedade e estresse nos grupos de treinamento e auriculoterapia antes e depois da intervenção foi significativo (
p<0,001) também o escore médio de depressão, orientado para a emoção e orientado para o problema em todos os três grupos antes e após a intervenção foi significativa (
p<0,001) (Tabela 3).
DiscussãoO resultado mostrou que o escore médio de ansiedade e estresse nos grupos de treinamento e auriculoterapia antes e após a intervenção foi significativo. Além disso, a pontuação média de depressão, orientação para a emoção e orientação para o problema em todos os três grupos antes e depois da intervenção foi significativa.
A hospitalização de bebês pode ser considerada um evento inesperado ou muitas vezes estressante para as mães. A investigação demonstrou que apoiar a família e dar informação e treinamento aos pais faz com que estes se sintam no controle da situação e a participar mais nos cuidados do bebê.
1 Neste sentido, um estudo realizado no Irã em 2014, mostrou que a necessidade de sensibilização e informação sobre os bebês prematuros e a necessidade de adquirir competências no cuidado e manutenção dos bebês prematuros poderia ajudar os pais a terem um melhor sentido de controle sobre a situação.
15 O estudo de Browne e Talmi
16 realizado nos EUA em 2005 sobre intervenções centradas na família para aumentar a comunicação entre pais e bebês na unidade de terapia intensiva neonatal concluiu que o grupo de intervenção tinha um nível mais alto de consciência, dependência e interação do que o grupo de controle. Um estudo realizado no Irã, em 2015, mostrou que o envolvimento materno no cuidado de bebês prematuros internados na unidade de terapia intensiva neonatal afetou sua ansiedade manifesta e dissimulada. Da mesma forma, um estudo descobriu que ensinar às mães o cuidado de bebês prematuros aliviou significativamente o estresse, o que pode ser devido a materiais de treinamento coerentes e práticos, como o do presente estudo. No estudo de Bostanabadi
et al.
17 realizado no Irã em 2015, a participação dos pais reduziu o estresse materno no grupo de intervenção.
Em outro estudo realizado no Irã, 2014, a educação em cuidados neonatais foi capaz de reduzir em 42,82% o escore médio de ansiedade após a intervenção.
18 No estudo de Nasiri
et al.19 realizado no Irã, em 2022, o programa educacional de apoio reduziu o estresse das mães. Contrariamente aos resultados do presente estudo, um estudo realizado nos EUA, em 2009, mostrou que a presença e participação dos pais nos cuidados infantis não afetou o seu nível de ansiedade. Talvez o motivo da discrepância com o presente estudo seja a falta de informações escritas fornecidas às mães.
20A acupressão auricular pode ser um método não farmacológico de tratamento da dor em recém-nascidos. Vários estudos examinaram os efeitos da auriculoterapia nos níveis de ansiedade, mas nenhum estudo semelhante ao nosso foi realizado. Estudo realizado em Taiwan, 2016, relatou que a auriculoterapia com acupuntura auricular em ponto de Shenman reduz a ansiedade das mães ao colar rótulos contendo sementes de Vaccaria no quinto dia após a cesariana.
11 Da mesma forma, estudo realizado na China, 2012, mostrou que a auriculoterapia em mulheres na pós-menopausa foi capaz de reduzir o uso de alprazolam e zolpidem e reduzir a ansiedade.
21 Em outro estudo realizado no Brasil, 2017, a auriculoterapia em enfermeiros após dez sessões demonstrou diferença estatisticamente significativa nos níveis de ansiedade.
22 Corroborando esses estudos, em outro estudo realizado no Brasil, 2020 , a auriculoterapia foi capaz de reduzir significativamente a ansiedade traço-estado em gestantes.
23 Em pesquisa de Valiani
et al.
12 (Irã, 2018), no qual a auriculoterapia foi realizada em pacientes com Esclerose Múltipla (EM) e um questionário DASS-21 foi utilizado para medir estresse, ansiedade e depressão, os resultados mostraram que os escores médios de estresse, ansiedade e depressão no grupo de auriculoterapia diminuíram em comparação ao grupo controle. Em vários outros estudos também foi mencionado o efeito da auriculoterapia na ansiedade e no estresse.
24-26 Em contrapartida, um estudo realizado no Irã, em 2017, relatou que este método (auriculoterapia) não afetou a redução da ansiedade após a cesariana.
27 A inconsistência do presente estudo pode ter sua raiz na ausência de uniformidade no local e duração da acupressão aplicada.
Houve também uma diferença estatisticamente significativa na pontuação média dos escores orientados para a emoção e orientados para o problema entre os três grupos de educação, auriculoterapia e controle antes e depois da intervenção para respostas de enfrentamento em mães de bebês prematuros. Sempre que o estresse vem à mente, ele confronta duas estratégias orientadas para o problema e uma estratégia orientada para a emoção. O enfrentamento orientado para a excitação envolve esforços para regular as consequências emocionais de um evento estressante e mantém o equilíbrio emocional através do controle das emoções resultantes da situação estressante e tenta manter ou alterar a fonte de estresse.
28Um estudo realizado no Nepal, em 2021, mostrou que a capacidade das mães de lidar com o estresse varia e que estratégias eficazes nesse sentido incluem orar, apegar-se ao bebê, dar significado a estar com o bebê e fazer contato constante com ele por meio de beijos, toques, e acariciando. Fazer contato visual, aceitar a situação e receber apoio de outras pessoas são estratégias muito eficazes para aumentar o enfrentamento do estresse.
29 Outro estudo realizado na África do Sul, 2019 constatou que a maioria das práticas de manejo do estresse em mães com bebês prematuros foram positivas.
30Este estudo foi realizado em um centro e sugere-se que seja realizado em um multicentro para estudos futuros. Sugere-se também examinar mães primíparas e multíparas separadamente.
Segundo o estudo, um dos fatores que podem acalmar as mães de recém-nascidos na unidade de terapia intensiva, reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão das mães e também aumentar suas respostas de enfrentamento é educar as mães e envolvê-las nos cuidados com seus filhos e realizando acupuntura. Portanto, recomenda-se a utilização desses métodos não farmacológicos, simples, práticos e de baixo custo, pois as mães estão em interação direta com os bebês e a qualidade dessa relação e comunicação pode influenciar o processo de crescimento do bebê.
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Contribuição dos autores: Ghasempour Z, Gholami A e Rabiee N: concepção e planejamento do estudo, coleta de dados, redação ou revisão do manuscrito.
Abolhassani M e Karimi F: concepção e planejamento do estudo, análise estatística e interpretação dos dados, redação ou revisão do manuscrito.
Dokhaei M: análise estatística e interpretação dos dados, redação ou revisão do manuscrito.
Todos os autores aprovaram a versão final do artigo e declaram não haver conflito de interesses.
Recebido em 21 de Novembro de 2022
Versão final apresentada em 19 de Dezembro de 2023
Aprovado em 21 de Dezembro de 2023
Editora Associada: Lygia Vanderlei