OBJETIVOS: elaborar e analisar as propriedades psicométricasde um questionáriopara avaliação do conhecimento sobre toxoplasmose entre gestantes.
MÉTODOS: estudo metodológico de elaboração de instrumento, realizado no norte de Minas Gerais, em 2019. O estudo seguiu os seguintes passos: 1. Elaboração dos itens a do questionário, com base na literatura médica disponível em bases indexadas. 2. Validação de conteúdo. 3. Validação aparente. 4. Validação de constructo, com teste de hipóteses, após aplicação do questionário e comparação de médias dos escores por meio do teste U de Mann-Whitney. 5. Análise de confiabilidade, com análise da consistência interna e teste-reteste.
RESULTADOS: o instrumento final foi composto por 26 itens. Na validação de conteúdo alcançou 90% de concordância entre os experts. O teste de hipótese registrou diferença significativa entre os escores dos grupos avaliados (p<0,001). O alfa de Cronbach apresentou valor de 0,84 e o teste-reteste apresentou índice de correlação intra-classe de 0,78 (p<0,001).
CONCLUSÃO: o instrumento elaborado apresentou-se válido e confiável e poderá ser utilizado para avaliação de conhecimento sobre toxoplasmose entre gestantes, norteando medidas educativas e preventivas.
Palavras-chave: Psicometria, Estudos de validação, Toxoplasmose, Educação em saúde