OBJETIVOS: mapear as evidências sobre os fatores de risco e proteção associados ao desenvolvimento na primeira infância de crianças brasileiras.
MÉTODOS: realizou-se revisão de escopo. Bases utilizadas: PubMed, Embase, BVS, Cochrane, APA Psyc Net, ProQuest Library e literatura cinzenta em 23/04/2024, com publicações de 2015 a 2024. Descritores pesquisados: "Child preschool" OR Infant* OR pediatric OR paediatric) AND ("child development" OR "mental health" OR "child guidance") AND ("Protective Factors" OR "Risk Factors"). Foram extraídas informações sobre: autor principal, ano de publicação, delineamento, local do estudo, participantes (número e idade), fatores de risco e de proteção. Do total de 6812 documentos, 24 foram incluídos.
RESULTADOS: foram identificados 43 fatores de risco e 15 de proteção ao DPI. Vulnerabilidade socioeconômica (n=10), baixa escolaridade parental (n=3), sexo masculino (n=5) e gravidez na adolescência (n=2) foram os fatores de risco mais citados. Enquanto, ambiente adequado (n=3), maior renda familiar (n=2) e alta escolaridade materna (n=2) foram os de proteção.
CONCLUSÃO: o desenvolvimento na primeira infância de crianças brasileiras é influenciado favoravelmente por fatores como ambiente familiar adequado, maior renda e alta escolaridade materna, enquanto a baixa escolaridade parental, gravidez na adolescência e sexo masculino prejudicam este desenvolvimento.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Fatores de risco, Fatores de proteção, Comportamento infantil, Saúde da criança