INTRODUÇÃO: a mielinólise pontina central (CMP) é caracterizada pela destruição da bainha de mielina das células oligodendríticas devido a uma elevação rápida da osmolaridade plasmática, com consequente passagem de componentes pela barreira hematoencefálica (prováveis alterações osmóticas abruptas).
DESCRIÇÃO: gestante na sexta semana de idade gestacional, com quadro convulsivo tônico-clônico generalizado prévio nunca investigado, diabetes mellitus tipo I desde a infância e uso de drogas lícitas e ilícitas, foi admitida com diagnóstico de MP após quadro de desregulações glicêmicas, a qual evoluiu com desfecho obstétrico desfavorável, porém, prognóstico neurológico em reabilitação.
DISCUSSÃO: dentre as várias etiologias de MP, a correção brusca da hiponatremia é considerada como principal causa. A literatura, entretanto, descreve causas como alterações glicêmicas importantes, deficiência nutricional e abuso de substâncias. Este relato vem no escopo dos diagnósticos diferenciais, em um contexto atípico - a gestação - evidenciando uma condição multicausal e corroborando com a importância do conhecimento de tal condição na terapia intensiva e obstétrica para adequado manejo clínico multiprofissional.
Palavras-chave: Mielinólise central pontina, Diagnóstico diferencial, Concentração osmolar, Gravidez